O bom uso das cores

COR BRANCA:

É a ausência de cor. O branco é uma cor ímpar e neutra, fica bem em qualquer mbientea e tudo combina. É simples, harmônico e generoso por dar vôo à imaginação já que é de fácil decoração. Quando misturado em um mesmo ambiente com outras cores, ele sobressai. Para as paredes pode-se optar pelo branco gelo. O teto pode ser branquíssimo.
O branco é ótimo para escritórios e apartamentos.

COR VERDE:

O verde é a cor da esperança, constância, resistência, perseverança, simboliza o dinheiro, a segurança do amor-próprio e orgulho. É uma cor passiva, imutável, possessiva, repressiva, defensiva e concêntrica. O verde dá maior flexibilidade ao poder da vontade, estimula ainda a busca de condições mais adequadas de ação.
Usar um verde claríssimo no teto com roda teto branco, o mesmo verde, mas em tom mais escuro nas outras paredes e deixar um outro tom de verde, sendo mais escuro em apenas uma parede para sobressair, podendo usar grafiato ou não.
O verde é ótimo para ambientes com presença de natureza como animais, plantas e flores.

COR AMARELA:

É a cor da vivacidade, da alegria, do desprendimento e da leveza. Produz relaxamento, desinibição, brilho, reflexibilidade, alegria espirituosa e espiritualidade. O amarelo por ser uma cor quente, está ligado à liberação da carga da responsabilidade excessiva, à redução dos complexos, à diminuição da inquietação, da ansiedade e das preocupações. Está relacionada com a originalidade, a mente radiante, a franqueza, a luz solar e a felicidade. Pode-se optar por um amarelo claro na maior parte das paredes e em outra usar um tom amarelo-mel como contraste, usando grafiato ou não. O teto pode ser amarelo claríssimo ou branco com roda teto branco.
O amarelo é perfeito para ser usado em ambientes com a presença de crianças.

COR AZUL

É uma cor suave que produz calma, afetuosidade, tranqüilidade, ternura, paz e segurança. Ela favorece as atividades intelectuais e a meditação. O azul estimula na personalidade a doçura, a parcimônia, a sensatez e a ternura. Favorece a criação de um clima ou ambiente calmo e organizado. Use um tom azul claríssimo no teto, o mesmo tom, sendo mais forte nas paredes, deixando apenas uma parede com outro tom de azul, sendo mais escuro, adotando grafiato ou não. O azul claro, dependendo da tonalidade, pode se considerar uma cor neutra, podendo ser usada em escritórios. O ambiente será de muita calma e representará organização.

COR VIOLETA:

É a cor da identificação com o lado misterioso da vida. Permite a sensação de fusão entre o sujeito e o objeto, entre o indivíduo e o todo. É, definitivamente, uma cor ligada ao encantamento, ao sonho, ao estado mágico da mente, aos desejos espirituais, ao deleite espiritual ou astral. Essa cor deve tender para um violeta rosado, podendo ser o grafiato em tom mais violeta. Use branco no teto e se gostar use também um roda teto fino na cor branca.
A cor violeta dependendo da tonalidade também representa o feminino, podendo estar presente em quartos de meninas, ficando com um ambiente tranqüilo e nada cansativo.

COR CINZA:

Trata-se de uma cor inteiramente neutra e isenta de qualquer capacidade de influenciar o ser humano, já que é o equilíbrio entre o preto e o branco, ou exatamente o meio do espectro cromático. Transmite, assim, essa mesma neutralidade que dá a sensação de equilíbrio e estabilidade. O cinza é uma das cores mais complicadas de se trabalhar. O ideal é usá-lo com branco no teto. As paredes devem ser claríssimas e optando por um cinza mais forte em uma única parede, podendo ser grafiato ou não. Pode-se optar por um cinza mais azulado nessa parede para dar um tom de vida. Use um roda teto fino na cor branca porque assim quebrará um pouco mais o cinza.
Caso o ambiente tenha ausência de cores como azul, verde ou vermelho, por exemplo, ficará sem vida e será um ambiente cansativo e tedioso.

COR PRETA:

É a cor mais escura do espectro de cores. É definida como "a ausência de luz", em cores-luz, ou como "a mistura de todas as cores", em cores-pigmento. É a cor que absorve todos os raios luminosos, não refletindo nenhum e por isso aparecendo como desprovida de clareza.
A cor preta é essencial para ambientes descontraídos como bares ou danceterias, nesses ambientes fica muito bom a presença da “Luz negra”.

COR MARROM:

O marrom é a cor intermediária entre o amarelo e o verde.
Essa cor geralmente é associada ao serviço militar, por ser a cor usada na farda dos soldados. É uma cor abundante na natureza, estando associadas a muitas espécies de gramíneas. Em suas variedades mais claras, tem efeito fosforescente e é utilizada em avisos de segurança para obras.

COR LARANJA:

É uma cor viva que geralmente é associada à euforia, uma disposição enérgica e muito usada para chamar a atenção. Estudos indicam que a cor laranja em um ambiente pode deixar as pessoas do recinto eufóricas. A cor laranja foi escolhida pelas Forças Armadas dos Estados Unidos como a cor a ser usada para coletes salva-vidas por ser muito visível e contrastante com a cor do mar, mesmo à noite, e também por ser uma cor pouco comum na natureza.
O laranja também pode ter tonalidade fosforescente, por isto é muito utilizada em operários de obras.

COR VERMELHO:

O vermelho é a cor mais quente de todas, cor do sangue, sita no limite do visível do espectro luminoso (abaixo deste comprimento de ondas, o infravermelho, não é mais perceptível pela visão humana). Também é conhecida como escarlate ou encarnado. É cor-luz primária e cor-pigmento secundária, resultante da mistura de amarelo e magenta.
O vermelho simboliza virilidade, masculinidade, dinamismo, paixão. É uma cor exaltante e até enervante. Impõe-se sem discrição. É uma cor essencialmente quente, transbordante de vida e de agitação.
Esta cor está relacionada ao natal e gastronomia, juntamente com o verde.

Mais dicas
O bom uso das cores